terça-feira, 20 de março de 2012

ANÁLISE DO PARAIBANO: DAQUI PRA FRENTE TODO JOGO É DECISIVO

Os resultados da décima primeira rodada mudaram a cara da competição, agora são oito equipes brigando pelo G4. Quando parecia que Nacional de Patos e Auto Esporte se distanciaram da briga pelo G4 eis que vencem seus jogos, entrando na briga por uma das quatro vagas que dará direito a lutar pelo título de campeão da temporada 2012.
No jogo de Patos entre Nacional X Campinense, a raposa poderia ficar numa situação cômoda na tabela de classificação se tivesse vencido o Nacional, pois abriria doze pontos de vantagem sobre seu adversário. Saltaria dos 20 pontos para 23 pontos, enquanto que o Nacional ficaria com 11 pontos, bem distante da raposa da Serra da Borborema. Abriria também 12 pontos sobre o CSP que tem dois jogos a menos e soma 11 pontos; abriria 13 pontos sobre o Auto Esporte também com dois jogos a menos com 10 pontos em nove jogos; abriria oito pontos de vantagem sobre o Botafogo que soma 15 pontos em dez jogos, portanto com um jogo a menos. Seria uma vantagem considerável para o Campinense sobre essas quatro equipes que estão fora da zona de classificação (G4) que dará direito a brigar por uma vaga na final do Campeonato Paraibano de Futebol Profissional em sua edição de 2012.
A vitória do Nacional sobre o Campinense por 2 X 1, deu sobrevida ao canário do sertão que vê suas chances aumentadas em terminar a primeira fase no G4 dando lhe direito de brigar pelo campeonato, ao mesmo tempo em que se distância do pesadelo do rebaixamento. Pesadelo esse que nessa rodada aumentou para Flamengo Paraibano e Esporte de Patos, que estão muito perto de cair para a Segunda Divisão.
O Auto Esporte também deu um passo importante ao vencer o Flamengo por 2 X 0, subindo para 10 pontos, tem dois jogos a menos e seus próximos três jogos serão decisivos para suas pretensões: joga fora de casa contra o Nacional de Patos, nesta quarta-feira; no domingo joga em casa contra o Treze e no dia 01 de abril (domingo) faz o clássico da volta contra o Botafogo no estádio Almeidão.
O Esporte de Patos aumentou seu calvário ao ser derrotado em Campina Grande pelo Treze por 2 x 1. O patinho do sertão vinha de três resultados negativos, por goleada: 6 X 1 para o Botafogo, 5 X 0 para o Campinense e 6 X 2 para o Auto Esporte. Os próximos três jogos do Esporte serão contra: Sousa nesta quarta-feira, fora de casa; domingo contra o Paraíba em casa e o clássico contra o Nacional, dia 01 de abril, no estádio José Cavalcanti.
O Flamengo de João Pessoa assim como o Esporte de Patos é outra equipe seriamente ameaçada em relação ao rebaixamento, dificilmente escapa da degola. Em nove jogos obteve apenas uma vitória contra o Botafogo (1 X 0), em jogo realizado no estádio Almeidão; obteve dois empates: um contra o CSP (1 X 1) e o outro contra o Paraíba (2 X 2), ambos os jogos realizados na Graça, em João Pessoa. Com a derrota para o Auto Esporte por 2 X 0, nessa  rodada da domingueira, que era um adversário direto na briga contra o rebaixamento, se complicou de vez. Nos seus três próximos jogos terá pela frente: o Nacional, em casa, no domingo; CSP, dia 31 de março, sábado, na Graça e o Esporte de Patos, também no estádio da Graça no dia 07 de abril; portanto, são três jogos decisivos para as pretensões da permanê ncia do Flamengo na Primeira Divisão.
O Treze ocupa a quarta colocação com 18 pontos em dez jogos, com um jogo a menos. É a  única equipe que continua em duas competições, o que aumenta em muito o desgaste de seus atletas com viagens e jogos, forçando seu treinador a mexer na equipe jogo a jogo prejudicando o entrosamento e o lado emocional de seus jogadores. Nesta quarta-feira joga pela Copa do Brasil, no Rio de Janeiro, contra o Botafogo Carioca, fazendo o jogo da volta; em João Pessoa deu empate em 1 X 1, pra continuar na competição precisa vencer no Rio por qualquer resultado ou empatar com resultados a partir de 2 a 2, o empate em 1 a 1 leva para os pênaltis e o zero a zero dá a vaga ao Botafogo. Pelo Campeonato Paraibano volta a jogar no próximo domingo em João Pessoa contra o Auto Esporte, em seguida faz o clássico dos maiorais contra o Campinense no estádio Amigão (dia 01 de abril); após o clássico volta a campo dia 04 de abril, quarta-feira, contra o Flamengo Paraibano, em Campina Grande.
O Botafogo apesar de estar na quinta colocação somando 15 pontos, com um jogo a menos, é uma equipe com potencial para reagir. Os próximos três jogos do Botafogo serão os seguintes: contra o CSP, na quarta-feira, no estádio Almeidão; contra o Campinense, no domingo, em Campina Grande e dia 28 de março, quarta-feira, em casa, contra o Paraíba.
O CSP que ocupa a sétima colocação com 11 pontos em nove jogos, com dois jogos a menos, faz uma campanha irregular. Perdeu quatro vezes, empatou duas vezes e obteve apenas três vitórias: 3 X 2 contra o Sousa em casa, 3 X 0 contra o Auto Esporte no estádio da Graça e 2 X 1 contra o Esporte jogando em casa. Na quarta-feira enfrenta o Botafogo, em seguida no domingo viaja para enfrentar o Sousa e volta a jogar no dia 28 de março, quarta-feira, contra o Treze em Campina Grande. São jogos dificílimos e qualquer derrota num desses jogos pode complicar sua situação em termos de classificação. Para o CSP se manter com boas chances de classificação precisará de sete pontos nesses três jogos.
O Sousa da cidade de mesmo nome, que tem como mascote o dinossauro, é uma das equipes que vem mantendo uma campanha bastante regular com apenas uma derrota contra o CSP por 3 X 2, jogando na casa do adversário. Em outros jogos fora de casa conseguiu resultados importantes como a goleada sobre o Nacional por 4 X O, a vitória sobre o Campinense por 3 X 2 e os empates com  o Treze (2 X 2) e nessa rodada com o Botafogo (1 X 1). Os três próximos jogos do Sousa serão contra: o Esporte, em casa, no estádio Marizão, na quarta-feira; no domingo joga em casa novamente, desta vez contra o CSP e volta a jogar fora de casa, no dia 01 de abril, contra o Paraíba no estádio Perpetão. A equipe do Sousa está na segunda colocação com 20 pontos, em 11 jogos, mesma pontuação do primeiro colocado Campine nse, que tem uma vitória a mais do que o Sousa.
O Paraíba de Cajazeiras é outra equipe que faz uma campanha muito boa e assim como o Sousa perdeu apenas um jogo na competição, contra o líder atual Campinense jogando fora de casa (3 X 1); empatou três vezes: um jogo em casa contra o Botafogo (1 X 1) e duas partidas fora de casa, uma contra o Sousa (0 X 0) e a outra contra o Flamengo (2 X 2). Nos três próximos jogos vai enfrentar: o Campinense em casa, nesta quarta-feira; o Esporte, fora de casa, no domingo e o Botafogo, fora de casa, no dia 28 de março (quarta-feira). O Paraíba matematicamente falando é a equipe melhor situada em termos de classificação, com amplas possibilidades de assumir a liderança após a realização desses três jogos. O confronto desta quarta-feira, contra o Campinense é um confronto importante para as duas equipes que estão brigando diretamente pela conquista da primeira fase. O campeão da primeira fase terá lugar garantido nas finais do Campeonato; portanto o vencedor desse jogo dará um passo importante para se livrar do adversário nessa briga pela conquista da fase haja vista que é um confronto direto.
Em termos gerais essa é a situação das dez equipes que estão na luta pela conquista do Campeonato Paraibano de 2012, sendo que a meu ver Sousa e Paraíba são duas das equipes que deverão figurar no G4 após o encerramento da primeira fase. As outras seis equipes que estão na briga são o Campinense atual líder com 20 pontos, o Treze na quarta colocação com 18 pontos, o Botafogo na quinta colocação com 15 pontos, o Nacional na sexta colocação com 14 pontos, CSP na  sétima colocação com 11 pontos e o Auto Esporte na oitava colocação com 10 pontos.
Daqui para frente todo jogo é decisivo, quem for vencendo vai se credenciando para figurar no G4.
Portanto é vencer ou vencer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário