quinta-feira, 29 de março de 2012

Havelange passará por nova drenagem no tornozelo; estado de saúde ainda é grave

O ex-presidente da Fifa e da CBF, João Havelange, vai passar por uma nova drenagem no tornozelo para tratar de uma infecção no local. Ele permanece internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, e seu estado de saúde é grave.
Essas informações foram divulgadas há pouco em um boletim médico do hospital. O comunicado é assinado pelo médico João Mansur Filho, que monitora a saúde de Havelange desde que ele foi internado, no domingo retrasado (19).
Havelange tem 95 anos e está na Unidade Coronariana do Hospital Samaritano. Segundo Mansur, sua saúde "inspira cuidados."
De acordo com o boletim, João Havelange respira sem a ajuda de aparelhos e está com a pressão arterial controlada.
   Uma drenagem no tornozelo já foi feita ontem. Um médico explicou ao UOL, na condição de anonimato, que "a punção é uma tentativa de diminuir a secreção da área afetada".
Semana passada, o cardiologista João Mansur revelou que as  bactérias haviam se espalhado pela corrente sanguínea de João Havelange, sem fornecer mais detalhes quanto à baixa defesa orgânica do ex- dirigente do futebol mundial.
   Segundo a literatura médica disponível, a artrite infecciosa ou (artrite séptica) costuma ser mais intensa em crianças de até dois anos e em idosos. Bactérias isoladas ou em grupos que afetam a garganta ou o sistema respiratório são os agentes infecciosos mais conhecidos, mas não os únicos.
Em idosos, problemas com diabetes (mellitus), artrite reumatoide e torções podem também provocar infecção nas articulações. Os médicos de Havelange não explicam como o paciente contraiu a infecção e quais bactérias estão sendo combatidas pelos antibióticos.
   As áreas mais atingidas na artrite infecciosa costumam ser joelhos, tornozelos, ombros, quadris e mãos.  Há casos também de contaminação na região lombar, segundo alguns trabalhos médicos publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário