sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Copa do Nordeste volta forte em 2013

A Confederação Brasileira de Futebol confirmou, por meio do presidente Ricardo Teixeira,nesta manhã, a volta do Campeonato do Nordeste.
De acordo com a entidade, o Nordestão terá uma fórmula de disputa diferente da aplicada em 2010. A volta do certame está marcada para 2013 e ele terá sequência nos anos seguintes, podendo contabilizar até dez edições.
O Nordestão reunirá a presença de 16 clubes da região, estes divididos em quatro grupos, com quatro times cada. A primeira fase se diferencia da fórmula de disputa do ano passado, quando o campeonato teve 15 equipes e todas jogaram entre si, em sistema de pontos corridos. Na oportunidade, os quatro mais bem classificados passaram para a segunda fase, as semifinais. Dotado de polêmicas em relação a calendário apertado e marketing, o certame de 2010 resultou na desistência do Sport em participar da edição.

Para 2013, o sistema se iguala ao da edição de 2000, quando o Sport sagrou-se campeão. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final e, daí por diante, as decisões serão realizadas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Ao todo, foram escolhidas 12 datas para o certame, entre os meses de janeiro e março.
Os times participantes serão definidos de acordo com a classificação dos campeonatos estaduais de 2012. Pernambuco terá direito a três vagas, que corresponderão aos três primeiros colocados do Campeonato Pernambucano.
Piauí e Maranhão fora
Por questões de logística, os estados do Maranhão e Piauí vão ficar de fora da primeira edição da Copa do Nordeste. A CBF não informou se nas edições seguintes os estados vão estar representados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário